Psicomotricidade, uma profissão sim.


Não nos enganemos, a psicomotricidade é uma profissão sim. Não é algo que façamos para nos entretermos ou para ocupar o tempo.  A psicomotricidade é uma profissão, realizada por profissionais com uma formação específica que fazem um trabalho com objetivos que apenas eles estão capacitados a fazer. Tudo mais, são desculpas.

Por isso, este dia do psicomotricista é fundamental. Não só para sensibilizar para a psicomotricidade, não só para podermos mostrar o nosso trabalho, não apenas para celebrar. Reparem, não é o dia da psicomotricidade, que é em si grandiosa também, claro. Mas é o dia do psicomotricista. Do profissional, da pessoa. De quem escolheu esta área como profissão e como tal, exige respeito.

Numa época de crise, onde o desemprego impera e onde as novas profissões se batem por um campo, são inúmeras as situações de exploração. É regular ser tratada, e ver serem tratados os meus colegas, como alguém que “não se importa de fazer o bem”, alguém que “só gosta de ajudar os outros”, alguém que “está no início e tem de mostrar trabalho”, alguém que trabalha “numa área que ninguém conhece e tem que se promover”. Tudo isto são fachadas e insultos que escondem a má fé por de trás dos actos e que, acima de tudo, ofendem o que é a psicomotricidade e o psicomotricista.

Reparem, o psicomotricista foi alguém que escolheu uma área de formação, investiu no mínimo três anos para poder exercer uma profissão, e tantas vezes que ainda procura mestrados, pós-graduações e formações complementares. É alguém que realiza estágios, faz observações, investiga e lê, lê muito. Não é apenas alguém que entra naquela sala e pensa: “ora, aqui vamos nós”. Realizar uma sessão de psicomotricidade implica pesquisa, planeamento, avaliação, planos B, C, D e por aí fora.

Brincar é óptimo, brincar sem objetivos específicos é fantástico. No entanto, não é psicomotricidade. Fazer jogos é óptimo, fazer jogos em dinâmicas de grupo é fantástico. No entanto, continua a não ser psicomotricidade. Porque psicomotricidade, só pode ser feita por um psicomotricista.

Daí este dia.

Feliz dia do psicomotricistas, caros colegas.

 

Imagem retirada de http://institutoconscienciago.com.br/curso/neuropedagogia-e-psicomotricidade/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *